Maquete do Engenho de Açúcar

Eu sou uma mãe tão participativa e me juntei em um grupo de pais tão participativos quanto eu que no final das contas a nota da maquete pode ser repassada diretamente para o meu currículo.

Mas como a nota é para as crianças, façamos de conta que a gente só ajudou as crianças e a professora faz de conta que acredita.

148 Respostas para “Maquete do Engenho de Açúcar

  1. voce me ajudou muito com a sua maquete, me deu uma ideia prfeita de como montar a minha maquete sobre o engenho de açucar

  2. Pingback: Os números de 2010 | A Photo a Day Keeps the Shrink Away

  3. Kellem Suzana

    Adorei a sua maquete ficou ótima, meu filho estar precisando fazer uma, então gostaria de saber qual os materiais que vc utilizou?
    Obrigada!
    kellem

    • Me diz o que você precisa saber que eu te ajudo com o material, mas tudo é comprável na papelaria ou lojinhas de bugigangas de festinha de aniversário. Aguardo suas dúvidas.

    • ola kelem eu fis uma maquete quase igual a dele so presisei de isopo pedras papelao papel cartao papel crepom e canudos ou espetos de churrasco e isso ate mais fuiii espero que eu tenha respondido sua pergunta tchauu bjs.. marcos

  4. Kellem Suzana

    Obrigada pela resposta! Eu preciso faz uma maquete de um engenho, é parecida com a que vc fez.

    • As carroças foram feitas com tampas de maionese e palitos de sorvete, muita cola quente de pistola… A casa foi ampliação de uma foto de uma casa de engenho, feita numa xerox, cortada e colada em isopor, tirei 3 cópias, uma pros fundos, uma para frente e a outra para fazer as laterais. As canas de açúcar são palitos de dente pintados de guache marrom com um tufo de papel crepom na ponta. Os bonequinhos são comprados pelados e vesti com tinta ou fitas, fazendo a colagem com cola quente, os cabelos feitos de lã.

      Bem se eu puder ajudar em mais alguma coisa, avisa. Até mais.

  5. Kellem Suzana

    Goataria de saber principalmente qual os papeis que vc usou? na casas, nas carrosas… Qual quer ajuda será bem vinda.
    Obrigada!

  6. Kellem Suzana

    Obrigada! Vc me ajudou muitooooooo

  7. quais os papeis que voce usou na maquete?

  8. os bonequinhos ja vem dessa cor ou voce pintou eles?

  9. Beatriz Miranda

    Tenho que fazer uma maquete e quero saber onde vc achou palitos de picolé ! Obgr

  10. Beatriz Miranda

    Obrigada ! e a moenda como vc fez ? com que materiais ?

  11. .Com qe material vc fez a casinha?

    • A casa foi uma foto de casa de engenho tirada da internet – ampliada e impressa 3 cpias em boa qualidade. Recortei a casa colei no isopor uma para ser a frente uma para as costas e a terceira para as laterais. Muita cola de isopor e pacincia com a tesoura.

  12. oi! queria saber como vc fez os telhado!a maquete ficou linda eu adorei!bjs e obrigada!

    • Olá, usei papel conrugado… Você compra em papelarias, parece papelão com ondinhas. Pintei com guache.

      Obrigada pelo elogio. Boa sorte com a sua. Bjs.

      Enviado via iPad

  13. Eiii eu queria que vc me ajudasse a montar uma explicação em cima da sua maquete, pois preciso fazer uma e naum sei por onde começar, achei a sua maquete super interessantee .
    beijo se puder ajudar agradeço desde já .

  14. siiim =))

  15. eu queria que vc me desse a explicação que você usou para apresentar a sua maqueteee se possível claroo!

    • A maquete foi feita para apresentar o funcionamento de uma fazenda manufatureira de cana de açúcar no Brasil Colônia. Nessa época o açúcar era um dos produtos mais caros na Europa e como no Brasil o clima ajudava a cultura… Posso continuar amanhã?

      Enviado via iPad

      • nao precisa flor, eu já entendi … muito muito obrigadaa , você me ajudou muitoo, muito mesmooo!
        Beijo e boa noitee =))

  16. Oi tudo bem.Tenho 12 anos,e quero saber quanto você gastou para fazer a maquete me ajude por favor…
    E também quanto foi o papel corrugado me ajude de os preços de tudo

    • Não sei ao certo porque foi feita em grupo e “rachamos” os gastos… Mas só em cópias para fazer a casa foram 20 reais… Mas isso foi feito no ano passado e muita coisa foi reciclagem… O papel em si é barato, uns 2 reais uma folha grande. Sinto muito não poder ajudar mais.

      Enviado via iPad

  17. Sua Maquete ficou linda igor…

  18. Obrigado, eu estava precisando muito de ter pelo menos uma ideia do que eu estava prestes a fazer…

  19. Carolina estou precisando muito da sua ajuda preciso fazer a plantação de cana e os telhados Muito Obrigado denovo rsrsrs
    Me ajude eu so tenho 12 anos

    • Vamos lá, para os telhados usei papel corrugado – que você compra na papelaria e pinta com guache vermelha… O nosso era preto por isso pintamos, mas se comprar vermelho tá pronto, é só cortar e colar com cola quente.

      A cana foi feita com palitos de dente pintados com canetinha marrom claro e escuro, e a parte verde do topo com papel crepom verde cortado em tirinhas e colado no topo de cada um dos palitos com cola normal.

      Boa sorte, e paciência -fazer as canas é bastante cansativo.

  20. Muito Obrigado vc é um amo de pessoa

  21. COMO VOOCÊ FAZ AQUELAS ARVORES REDONDINHAS

  22. preciso fazer uma maquete mas naum seii como fazer essas cazinhas alguem pode mii responder???
    hj ainda preciso dessa resposta><

  23. gostei muito desse trabalho parabéns!

  24. alana dos anjos de jesus

    cade o rio da maquete?o que é aquela caixinha embaixo da roda da moenda?
    ficou linda sua maquete.

  25. oi, a maquete ficou bem legal! mas como vc fez o telhado, comprei a folha em questão, mas como vc fez para calcular os angulos dos triangulos?

    • Que pergunta difícil, não calculei nada não, fiz de olho, dobrei o papel no topo e depois cortei quando achei que estava bom…

      Enviado via iPad

  26. alana dos anjos de jesus

    então a caixa é substituindo o rio, né?

  27. alana dos anjos de jesus

    o que vc botou na parte de baixo onde se localiza a moenda?

  28. alana dos anjos de jesus

    como vc fez aquele negocio tipo umas lampadas na senzala?
    E como vc fez a cruz da igreja e a imagem dentro?
    me ajude preciso de uma resposta hoje mesmo.

    • As tochas da senzala são tachinhas com papel metálico coladas no topo. Use cola quente pra isso!

      A cruz da igreja foi feita com palito de dente colado com cola quente e envolvido por papel alumínio. A imagem desenho a mão!

      Espero ter ajudado! Bjs.

      Enviado via iPad

  29. Oi, amei a maquete vou fazer uma hooj com os colegas ae gostaria de saber qual material vooc usou para fazer as plantações e esses bonequinho já vendem com roupinhas ou e a gente que tem que fazer ?

    • Os bonequinhos so vendidos pelados e brancos, por isso pintamos eles e vestimos os escravos com papel enrugado, o feitor e o senhor pintei com tinta de artesanato e vesti a senhora com fitas.

      O restante de como fizemos tem explicao nos comentrios, d uma olhada, qualquer dvida escreva novamente.

      Boa sorte!

  30. hm. muito obrigadoh pela ajudinha .. as casas você fez de isopo e depois cubriu com papel .. ou já foram feitas com papel somente ?

  31. atá .. eu amei a casa grande achei muito bonita aonde vooc achou aquela foto ?

  32. hm. Okay e os telhadinhos tem que ser com cola quente .. cola normal ou de isopor num resolve ?

  33. hm tá bom então .. Muito obrigadooh .. e qualquer duvida te pergunto … Bjoos s2

  34. hm. queria saber como você apresentou o trabalho, falou oque tenho que apresentar o meu amanhã e não sei oque falar .. obrigada

    • Essa parte coube as crianas – o trabalho de grupo foi feito pelos pais mas a apresentao ficou a cargo delas – mas fala sobre a economia da poca baseada no acar e a mo de obra escrava!

  35. Oi,Gostaria de saber que papéis foram utilizados para fazer o chão

    • Oi Vitor, foram utilizados papel pedra e papel aveludado… Abaixo do papel para fazer a colina usei jornal e cobri com o papel aveludado… Ao invés de só colar usei o grampeador também.

      Espero ter ajudado, tem mais detalhes de como foi feito nos comentários dá uma olhada…

      Enviado via iPad

      Carolina Decina Peters +55 21 91663866

  36. Ola queria saber que material você usou para fazer o propio engenho a maquina que moia a cana.

    Ótima maquete parabéns espero consegui fazer uma com essa qualidade Se fosse possível você me passar seu Email para min tirar umas duvidas eu agradeceria

  37. Estou imaginando o trabalho que essa maquete deve ter dado à voces,a minha não ficou lá essas coisas mais da pra tirar uma boa nota…A apresentação vai ser dia 21,espero que voce me dê sorte.Obrigado pela ajuda!

  38. Bem…A apresentação da maquete foi hoje e ela medeu nota 8,5 valendo 10,00…Agora amanhã que vai ser a explicação da maquete,é ai que “o bicho pega” =D.Tenho 1,7 garantido na minha média.”Brigadão” ^^.

    • Que bom que a sua nota foi boa… E você estava preocupado… Agora vai lá e arrasa na apresentação…. Boa sorte! Enviado via iPad Carolina Decina Peters

  39. Oi,Novamente =S,como voce me pediu.Passei aqui para falar que além da professora ter elogiado minha maquete e ter me dado nota máxima,la na sala tinha um menino ( Guilherme ) que pegou do mesmo site que eu,mas ao contrário de mim ele fez idêntica à sua.
    Queria saber se voce apenas fez esta maquete ou se voce fez outras além dessa.?!…Obrigado novamente.

    • Oi querido, eu sempre fiz maquete na escola! Essa eu fiz com a minha filha e sempre que puder farei mais!
      Fico feliz que a sua nota tenha sido boa e o rapaz que copiou??? Como ficou a nota dele? Pena que ele copiou igualzinho porque apenas passei a ideia e o legal cada um fazer sua interpretao! Parabns! Foi bom poder ter ajudado! Beijinho

  40. amei sua maquete :) estava precisando de uma idéia inicial

  41. Bem…Ele tiro nota 2.0 pois a professora considerou como ´plágio,flágio” (algo assim) e tiro 0,5 e ele não soube explicar muito bem,menos 0,5.Ela pediu para eu explicar a “tripé” foi “mole mole”.

  42. Uma curiosidade “-“…Sua filha tem quantos anos( Qual a série dela? )?.

  43. Meu Deus…Escola particular? Só pode né?!

  44. Porque eu estudei até a sexta série em escola pública e nunca teve isso,agora que eu estou em escola particular e eles pediram isso “-“.

  45. Oi td bem? Amei sua maquete parabéns!!! :D

    Enfim eu tenho 11 anos e é a minha primeira maquete pq entrei em escola particular né? E vou fazer uma no sábado, só q a minha maquete eu tenho q fazer duas e é pro dia 17/05 as duas são do engenho de açucar mas é o trapiche e o real. O trapiche é a moenda movida por animais e o real á força da água estou pensando em aguns projetos em minha cabaça e não sei se dará tudo certo :( por favor q tipo de materias devo comprar? e onde vc usou os papeis?

    • Material básico: caixas de papelão, isopor, cola de isopor, cola quente, papel camurça (terra), palitos de dente e de sorvete, tinta de artesanato. Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Enviado via iPad

      Carolina Decina Peters +55 21 91663866

  46. opa!!!! escrevi cabaça rsrsrs *cabeça*

  47. aiai…. Eu comprei papel camursa verde só q eu não to conseguindo fazer a moenda. Que materiais vc utilizou?

  48. ai muito legal sua maquete vou tentar fazer igual valeu mesmo gostei muito vou fazer ´para o meu trabalho do dia 226\2012 valeu fuii….

  49. nossa sua maquete e de + eu fis uma igual valeu mesmo mano impresion ante

  50. valeu caroline me passa depois o seu msn ai todos depois passa o msn valeu

  51. ai amigao vc fais suseso em

  52. caroline onde vc estuda?

  53. acho que ficou feio ridiculo vc quer que eu te ensine a fazer melhor?

  54. ola meu nome e dara tenho que fazer uma maqueti sobre o funcionamento e como funcionava o engenho de cana de açúcar e é a minha primeira maquete eu nunca fiz uma maquete etc… eu queria saber os materiais e a plantação de cana foi feita o chao de papel corrugado? me responda tenho que entregar a magueti depois damanhã. obrigada…

  55. sera que voce poderia passa o link da onde vcs pegaram a copia das casas?? desde já agradeço!!

    • Nossa faz tanto tempo que nem lembro… Mas faz o seguinte, no google procura por imagens de casarões de fazendas… Tem alguns muito bonitos, pega o que você gostar e que tenha um tamanho e qualidade de resolução alta. Espero ter ajudado!

      Enviado via iPad

      Carolina Decina Peters +55 21 91663866

  56. Como você fez esse caminho laranja?

    • Usei papel pardo e desenhei a mão umas pedrinhas com o pilot laranja e marrom e fiz uns risquinhos em verde ao lado em algumas “pedrinhas” para parecer grama!

  57. olà!eu estou fazendo uma maquete de história
    sobre
    engenha e tudo mais
    mas eu ñ sei como fazer bem perfeito o meu ficou muito feio
    mas é assim o professor disse que é 5 para a maquete
    e 5 para o texo que a gente tem que ler falando sobre a maquete e explicando tudo
    bom eu tenho que levar hj a maquete vamos ver né se vou tirar 10
    entao xau tenho que ir pra escola bjuus

  58. Quero saber como vc fez as casas detalhado por favor.

  59. Da casa grande e onde os escravos trabalhavam e como vc fez as roupinhas dos escravos.

  60. matheus lima de sousa

    tudo bem com isso

  61. matheus lima de sousa

    o q tm de interesse

  62. Oiie Carol obrigada viu bjs !

  63. oi tudo bem gostaria por favor que vc me envia se a foto da fazenda e outro se possivel por favor me ajuda

  64. queria saber se na sua maquete tem
    casa grande
    senzala
    plantacao de cana de acucar
    moendas
    criacao de gado
    cultura de subsistencia (milho,feijao,etc…)
    que materiais vc usou?

  65. mt obrigada

  66. qual alimento vc usou na sua cultura de subsistencia

  67. voce poderia mim fala quais os materia que vc presizou pra eu compra

  68. voce pode me manda quais os materias que vc precisou pra fazer essa linda maquete

  69. oi preciso fazer essa maquete mas nao sei como pode me ajudar

  70. Gostei muito de sua obra de arte. Parabéns!
    Envia-me a foto, para as paredes da casa. Por favor.

    • Putz, não tenho mais essa foto, mas sei que peguei do Google, procura em imagens de casas de engenho…

      Enviado via iPad

      Carolina Decina Peters +55 21 91663866

  71. me ajudou bastante também

  72. carol que papel e esse que eh tipo enginhado que ta nos tetos das casas

  73. Jamille Fernandes

    Olá Carolina
    Gostaria de saber quais foram os materiais utilizados pra fazer o Engenho de cana de açúcar .

    O que vc colocou no chão da maquete, quais os materiais utilizados pra fazer a cana e para fazer a carroça?

    Obrigada!

    • Ol,

      a base da maquete isopor, o lado do canavial foi coberto com papel corrugado marrom, a parte de baixo do engenho camura marrom e a parte do gramado camura verde. O caminho de pedras desenhado a mo. As canas de acar so palitos de dente pintados de guache marrom com um tufo de papel crepom na ponta. A carroa foi tampa de maionese para as rodas e palitos de sorvete pintados de guache, muita cola quente e uns boizinhos de plstico pintados.

  74. Carolina, já dei uma olhada em todos os comentários e já aprendi muita coisa… Minha apresentação será na terça-feira da semana que vem. Só queria saber como e o que você utilizou para fazer a estrutura que fica em cima dos bois da carrocinha… Amanhã estarei reunindo com o meu grupo para começarmos a fazer o trabalho! Gostaria de te agradecer desde já! Sua maquete teve grande significância pra mim…. Obrigada! Beijo!

  75. adoreii as maquetes tenho que fazer uma tambem mas preciso saber quais materiais nacessarios para fazer uma iguall????

    • Ol, d uma olhada nos comentrios antigos, l tem muita dica de como fazer a maquete e os materiais. Qualquer coisa mais especfica pergunte. Obrigada

  76. Quero saber como se faz a moenda e a casa de purgar. Pode me ajudar por favor? Me diga os materiais também.

  77. Cmo vc fez o escravos ?? Que material ??

    • So bonequinhos de plastico pintados com tinta para artesanato! Os cabelos so de l preta. Esses bonequinhos voc compra em loja de material para festas, tipo festa junina etc.

  78. Queria saber como você fez a casa? E a plantação?

  79. quais materiais vc usou para fazer as casas ?

  80. Olá eu preciso fazer um engenho queria dicas de quais materiais usar obgda…

  81. oi eu tenho que fazer uma maquete de engenho de cana-de-açúcar e não sei quais matérias eu devo usar

    • Tenho certeza que vai ser um pouco trabalhoso, mas dê uma olhada nos comentários que tem várias dicas de como fazer e que material usamos. Bom trabalho.

  82. oi td bem? por favor Carolina como posso fazer a moenda!!! por favor me responde…Obrigada ficou linda a maquete que vc fez….

Fala comigo!!!

