Limpando prata e prateados

Gente, a dona de casa aqui é péssima na manutenção de certas coisa, como por exemplo, prata… desde minhas bijoux até aos bibelôs que enfeitam a minha casa, comigo elas escurecem e ficam assim porque não tenho a menor paciência de limpar…

Mas a coisa estava ficando vergonhosa… e as raras visitas deveriam se perguntar que tipo de dona de casa sou eu…

Então decidi limpar as coisa… mas antes disso tive que fazer uma procura na web, porque os produtos para prata e prateados não estão a disposição na minha vasta coleção de material de limpeza…

Com umas aulas de química e outras de escovação, tudo resolvido e pronto… antes as fotos e depois a receita (assim quem sabe você lê o post todo)

brinquinhos

saleiro cisne

paliteiro - relíquia de família

O paliteiro ficou melhor porque acabou de receber um banho de prata… mas os outros, um espetáculo… de pouco trabalho.

Receita e como fazer? Vamos lá, você vai precisar:

  • pasta de dente – a piorzinha que tiver em casa – sem cristais de limpeza
  • uma escova de dentes velha
  • uma tigela de vidro que caiba mais de 1 litro de água
  • papel alumínio para forrar o fundo e um pouco das laterais da tigela
  • 500 ml de água fervente
  • 500 ml de água a temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa de sal de cozinha
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio – uso culinário funciona… não faz diferença entre um e outro
  • pano de prato
  • flanela

Pegue a peça a ser clareada, passe uma água com detergente de cozinha, para tirar a poeira e a sujeira que fica grudada, separe e faça a mistura:

na água fervente junte o sal e o bicarbonato, dissolva com o resto da água fria, cubra o fundo e um pouco das laterais da tigela de vidro (usei um pirex) e coloque a misturinha….

agora coloque as peças mais pretas de molho na tigela, espere uns 3 minutos, pesque a peça e veja o resultado, caso não tenha ficado bom ainda é hora de usar a escova de dentes com pasta…

seja generoso, coloque bastante pasta de dentes na peça e escove as partes mais escuras, lave novamente em água corrente tirando toda a pasta e devolva para a solução de sal e bicarbonato… Tchamtchamtcham.

Teve coisa que não precisei por a mão para clarear, outra sim. Seque com o pano de pratos e de uma esfregadinha com a flanela… resolvido.

E sinceramente, se você acha que deu trabalho, não deu não… melhor do que lavar, secar, passar silvo ou brasso, esperar secar, polir e lavar de novo… minha bijuteria adorou e eu também.

P.S. guardei todas as bijoux em saquinhos tipo zip, pequeninos, tirando bem o ar, espero que dure até a minha próxima vontade de usar.

20 Respostas para “Limpando prata e prateados

  1. obrigado muito boa a dica, funcionou mesmo
    muito facil de fazer , vlww

  2. ameeei, deu super certo! brigadããão!

  3. Realmente funciona esfregar pasta de dente, fiz só isso e ficou ótimo!!! Valeu!!!

  4. Estou eu aqui pesquisando pra saber como limpar um anel..
    fiquei impressionada com o antes e depois: o cisne ficou ótimo.. hehehe
    Valeu pela dica!

    Beijos!

  5. Eu gostei.embora não tenha limpado o meu colar completamente.
    Xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Pingback: Os números de 2010 | A Photo a Day Keeps the Shrink Away

  7. no meu colar limpou só de leve, ele éh de prata mas ainda está um pouco escurecido.

    • Isso pode acontecer, as vezes preciso deixar mais tempo de molho ou ainda dar uma boa lavada com pasta de dente e depois por de molho… qualquer gordurinha ou sujeira impede a limpeza completa. Sinto muito se no limpo direito. Tenta novamente…. vai dar certo.

  8. Alguns dos meus brincos, colares e pulseiras ficaram amarelados =/

  9. comigo deu certo obrigada pela ajuda!

  10. Olá, gostaria de saber se eu fizer isso em uma peça que tenha straz, não irá prejudicar?
    obrigado

    • O problema das pedrinhas a forma em que elas so colocadas na jóia! Se for colado não aconselho porque a cola pode ficar mole na água e você perder os brilhinhos mas se for incrustada ou tiver garras ou dentes não tem problema!

  11. Oi! Gostaria de saber se funciona apenas com prata de verdade ou com bijuterias prateadas e douradas também.
    Obrigada!

    • Renee, até hoje eu só testei em prata de verdade… Em biju me ensinaram usar uma borracha comum, dessas de lápis, e “apagar” o escurecido! E isso só serve para prateados, dourados existe uma flanela que se compra em casas especializadas que ajudam… Espero ter ajudado! Obrigada por acompanhar o blog

  12. Muito obrigada, Carolina! Vou tentar limpar com a borracha e conto o resultado… : )

Fala comigo!!!

